segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Arquitetura da fraude: primeiros esteios.

Quem assistiu ao debate entre os candidatos à presidência promovido pela Band, viu e ouviu com os olhos e ouvidos que a terra há de comer: Dilmaníaca foi de mal a pior.

Se eu fosse psicanalista diria que a candidata governista, na ânsia de corresponder às imensas exigências da sua bastante mal afamada turma, foi acometida por uma crise sólida de pânico ao se perceber diante das câmeras, ao vivo, sem ter sobre seu ombro a mão paternal e costumeira do Pequeno Timoneiro, guia de seus pensamentos, palavras, gestos e parcos pitacos.

Uma amiga minha bastante original batizou seu papagaio com o nome de Moreno. Foi o primeiro louro Moreno que eu conheci. O segundo, ou melhor, a segunda papagaio-fêmea que conheci foi Dilmorena. Com um agravante: sofre de surtos de amnésia na hora de repetir o que foi ou era pra ter sido decorado.

Dá o pé, Dilmorena! Ou melhor ainda: dá no pé, porque a coisa pode ficar feia pros lados de Capela Nova e pro seu lado também. Por enquanto, na situação de candidata, a pressão que você anda sofrendo é pinto perto da que virá, caso consigam - não importa por que meios - fazê-la vencer as eleições de outubro.

Mas o título deste post faz referência ao Plínio. O Plínio de Arruda Sampaio, que nem com toda arruda do mundo conseguiria tirar a  inhaca que pesa sobre ele. Sim, porque só pode ser inhaca da brava o que torna esse gigante irônico, bem humorado e com ótimas tiradas segundo avaliações midiáticas pós-debate, um ilustríssimo desconhecido da população nas pesquisas empreendidas por o Vox Populi, o Ibope e o Datafolha.

Vejam só vocês: foi preciso o debate da Band - cuja audiência alcançou pífios 3% - para revelar à nação o grande homem público "arrudeado" de elogios mis pelos meios de comunicação. Seria seu nome uma homenagem a Plínio, o Velho, ou a Caio Plínio, administrador da Bitínia e sobrinho do primeiro Plínio? Homenagens domésticas à parte, o nosso Plínio de cá administra bem sampaio os seus próprios bens! O que tem de dinheiro em aplicações financeiras não tá no gibi!

De qualquer maneira, todos nós sabemos que o Plínio foi incensado pela mídia para abafar o fiasco de Dilmaviltante. Para colocá-la no mesmo patamar de "suposta" (ah, como eles andam gostando dessa palavra...) nulidade compartilhada com Marina e Serra.

Todos os candidatos foram mal no debate, segundo a mídia. O único que se deu bem é insignificante em relação aos institutos de pesquisa.

Alguém duvida de que estejam usando o PSOL para tapar o sol com a peneira?

Nenhum comentário:

Postar um comentário